O que é

A Jornada pela Paz e pela Não-Violência é uma iniciativa de um grupo de amigos que se sentiu tocado pela proposta da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência. É, também, uma tentativa de mobilizar a comunidade USP frente à crescente desumanização provocada pelo sistema.

A Marcha Mundial
É uma proposta do Movimento Humanista e da ONG Mundo Sem Guerras, que terá início na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro, aniversário de nascimento de Gandhi, declarado pela ONU o “Dia Internacional da Não-Violência”.

95% das pessoas do mundo não concordam com a guerra como forma de resolução de conflitos, mas são invisíveis aos olhos daqueles que detêm o poder. Para sensibilizar a sociedade sobre a urgente necessidade de mudança, estamos realizando diversas atividades em todo o mundo e sentimos que uma comunidade tão influente como a USP não poderia deixar de participar deste momento histórico.

A primeira Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência percorrerá 90 países em 90 dias, terminando na Argentina, no dia 2 de janeiro de 2010. Na passagem da Marcha pelas cidades, serão realizados todos os tipos de eventos (esportivos, culturais, sociais, musicais, artísticos, educativos, etc.), abertos à participação e à iniciativa de todos.

Adesões
Para aderir, basta estar de acordo com cinco questões básicas:

* a eliminação das armas nucleares em nível mundial;
* a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados;
* a redução progressiva e proporcional de armamentos convencionais;
* a assinatura de tratados de não-agressão entre países; e
* a renúncia dos governos a utilizar a guerra como meio para resolver conflitos.

Diversas personalidades do meio artístico, intelectual e político já aderiram à Marcha. Alguns vídeos com depoimentos das adesões podem ser vistos nos sites Marcha Mundial e The World March (em inglês). Você também pode aderir à Marcha preenchendo o formulário e participar da organização e das atividades.

Em Sampa
A Marcha chegará a São Paulo no dia 20 de dezembro, mas já a partir de 2 de outubro muitas atividades serão realizadas na cidade. A Marcha é o começo do que desejamos profundamente: uma sociedade em que o ser humano seja o valor central.

Na USP, a Jornada pela Paz e pela Não-Violência começa e termina com festa! Começa na ECA, na Quinta & Breja "Não-Violência é Força", dia 1/10; passa a tarde do dia 2 na FFLCH, com diversas atividades artísticas, culturais e educativas; e termina na sexta à noite, ou até quando durar o Repiauer da FAU. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário